Sismo de magnitude 7.1 ao largo de Tonga motivou alerta temporário de tsunami
Um sismo de magnitude 7.1 na escala de Richter foi este domingo registado ao largo das Ilhas Tonga. O abalo chegou a ditar um alerta de tsunami, que foi posteriormente levantado pelo Centro de Alertas do Pacífico.
"Segundo os dados disponíveis, a ameaça de tsunami causada por este terramoto está concluída", indicou o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico. Esta decisão foi tomada depois de terem sido medidas ondas entre 0,01 e 0,05 metros acima do nível do mar.
"Podem ocorrer flutuações menores no nível do mar em algumas zonas costeiras próximas do terramoto durante as próximas horas", apontou, ainda assim, o Centro de Alertas.Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o sismo teve lugar à 1h18 de segunda-feira (12h18 de domingo em Lisboa) a uma profundidade de dez quilómetros abaixo do fundo oceânico.
O epicentro foi localizado a cerca de 90 quilómetros a sul de Pangai, cidade com uma população de perto de dois mil habitantes, e a noroeste de Nucualofa, a capital de Tonga, com 27.600 habitantes.
Em Nucualofa, adiantou o Centro de Alertas, a subida do mar foi de 0,01 metros. Já em Alofi, a capital da Ilha de Niue, Estado associado à Nova Zelândia, atingiu 0,05 metros.Tonga, na Polinésia, é um país composto por 171 ilhas e com uma população de cerca de 106.000 pessoas. A maioria vive em Tongatapu, a ilha principal. O arquipélago fica a mais de 3.500 quilómetros da costa oriental da Austrália.
Tonga localiza-se no denominado Anel de Fogo do Pacífico, uma das regiões de maior atividade sísmica da Terra. A Bacia de North Lau, entre as Fiji, Samoa e Tonga, inclui dezenas de crateras ativas entre os mil e os 1.500 metros de profundidade.
Em setembro de 2009, pelo menos 189 pessoas morreram em Tonga e Samoa num tsunami causado por dois terramotos simultâneos de magnitude 8 e 8,1.
Em janeiro de 2022, Tonga foi varrida por um tsunami gerado pela erupção de um vulcão submarino. Morreram três pessoas e o país ficou privado de comunicações durante vários dias.
c/ agências